Atualizar o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) em 2025 é uma obrigação essencial para todos os proprietários e posseiros de imóveis rurais.
Além de emitir CCIR no prazo correto, manter o documento atualizado garante segurança jurídica, evita bloqueios em negociações imobiliárias e assegura que o imóvel esteja em conformidade com o INCRA CCIR e a Receita Federal.
Seja pessoa física ou jurídica, manter o CCIR atualizado é também o primeiro passo para atualizar o ITR e evitar pendências fiscais.
O CCIR é a prova do cadastro do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Ele não substitui o título de propriedade, mas é exigido para qualquer operação legal envolvendo imóveis rurais. Sem ele, atos como desmembrar, hipotecar, vender ou homologar partilhas podem ser anulados.
O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é um tributo federal, cobrado anualmente sobre todas as propriedades rurais no Brasil, considerando a situação do bem em 1º de janeiro do ano vigente. A boa apuração depende de três pilares fundamentais: a delimitação correta dos limites do imóvel, das áreas tributáveis e não tributáveis, e a correta valoração do imóvel de acordo com o Valor de Terra Nua (VTN) incidente, o enquadramento da alíquota é progressivo de acordo com o tamanho do imóvel e Grau de Utilização (GU).
Abaixo explicamos a você um pouco sobre o que é o CISBANGO e como ele impacta os licenciamentos ambientais no Goiás. Você precisa de ajuda com licenciamentos ambientais no Goiás? Conte com nossa consultoria especializada, CLIQUE AQUI e entre em contato conosco, faça já um orçamento sem custos.